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11.1.07

A Importância Da Fonoaudiologia Preventiva

"Toda criança é um ser humano, fisicamente frágil, mas com o privilégio de ser o começo da vida, incapaz de se autoproteger e dependente dos adultos para revelar suas potencialidades, mas por isso mesmo merecedor do maior respeito." (Dallari & Korczah)
Inicio este texto com este trecho de Dallari e Korczah para passar a importância do desenvolvimento infantil com a participação ativa e efetiva do adulto, que muitas vezes pensa que a criança aprende tudo sozinha, e não é nada assim que as coisas acontecem.
Toda criança é um ser em constante desenvolvimento. Na medida em que a criança se desenvolve, modificam-se: seu organismo, suas proporções físicas, suas capacidades mentais, seus interesses, seu comportamento motor, emocional, social, etc.
Quanto maior e melhor qualidade de estímulos e interação com o meio externo (meio em que a criança convive), melhor será seu desenvolvimento global.
Pesquisas comprovam que:
  • Antes dos 5 anos uma criança consegue facilmente absorver enormes quantidades de informações. Se a criança tiver menos de 4 anos, isso será ainda mais fácil e eficaz; antes dos 3 será ainda muito mais fácil e eficaz; antes dos 3será ainda muito mais fácil e muito mais eficaz; e, antes dos 2 anos será feito de maneira mais eficaz de todas.
  • A criança com menos de 5 anos consegue receber informações numa velocidade incrível. Quanto mais informações uma criança absorve antes desta idade, mais ela retém.
  • A criança com menos de 5 anos tem uma enorme reserva de energia. Pode aprender a ler e quer aprender a ler.
  • Todas as crianças pequenas são gênios lingüísticos. A criança aprende uma língua completa antes dos 5 anos e pode aprender a falar e a ler, prontamente. (Pesquisas de Glenn Doman - Diretor de 7 Institutos nos Estados Unidos)

Esses fatores justificam a importância da atuação do Fonoaudiólogo com bebês e crianças até 5 anos, prevenindo patologias.

Bebês considerados "normais" podem (e devem) ser estimulados, pois apresentam uma enorme "porta" de entrada e armazenamento de informações, em todos os aspectos: motor, visual, auditivo, cognitivo, lingüístico, etc. O atendimento Fonoaudiológico Preventivo vai potencializar o desenvolvimento, fazendo com que bebês e crianças pequenas passem por uma futura vida escolar rica em todos os aspectos, dificultando a instalação de um distúrbio de aprendizagem.

Devemos esclarecer que estimular bebês, não é jogar qualquer tipo de estímulo, na quantidade que se quer, pois o cérebro do bebê também pode ficar estressado, carregado, fazendo com que ele chegue a um estado irritativo. Todo trabalho que seja de estimulação deve ser realizado por profissionais experientes.

Os pais podem (e devem) ajudar sim, brincando, falando com o bebê de frente para ele, oferecendo muito carinho, respondendo aos seus "questionamentos", não estimulando a fala infantilizada, etc. O que importa é a qualidade e não a quantidade de estímulos.

E-mail: flaviampaiva@gmail.com

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