As pulsações emitidas através da abertura entre as pregas vocais (glote), colocam em vibração uma coluna de ar acima da laringe.
O tom laríngeo é seletivamente ampliado e modulado na garganta, boca e nariz. Este processo de "filtragem" é chamado ressonância.
Para emitir corretamente a voz, é necessária uma colocação correta da respiração, sem tensão ou relaxação das pregas vocais. Estas devem ter uma tonicidade "ideal" para que sua movimentação ocorra normalmente.
A respiração deverá ter uma coordenação entre inspiração e expiração, coordenação fono-respiratória, diretividade do sopro expiratório, movimentos livres da musculatura da região torácica e do músculo diafragmático. O tipo de respiração ideal é o costal diafragmático, pois este provoca o alargamento da base dos pulmões, permitindo maior entrada de ar e menor contração da musculatura torácica, pescoço e parte inferior da face (mandíbula e língua).


2 Comentários:
Olá, Flávia Paiva! Gostei muito do assunto, ou melhor, dos conteúdos, pois diz respeito às pessoas que faz uso da voz. Sou também do Rebate.
Gostaria de saber se é possível um texto que mostre palavras para uso de treinamento da voz. Sou profesor de escola. Seus textos me chamaram a atenção. Se não for possível pelo jornal vc pode mandar por e-mail gilsonpontes@hotmail.com
Parabéns! Continue...!!!
Por
Gilson Pontes, Ã s 5:49 AM
Oi Flávia! Estou gostado muito dos seus artigos e tenho uma dúvida. A presença frequente de secreção no que seria a cavidade nasal, impedindo minha evolução nos exercícios de técnica vocal deveria ser tratado por um fonoaudiólogo? Obrigada!
Por
Sílvia Simões |Lizzie|, Ã s 11:14 AM
Postar um comentário
<< Home